Como definir o preço a ser cobrado por uma mercadoria, serviço ou produto? Em que período de tempo devemos reavaliar os preços cobrados? Para responder esses questionamentos temos que utilizar fatores objetivos e subjetivos.
Para determinarmos os preços de venda de Serviços/Produtos/Mercadorias, temos que ter uma previsão e/ou média de vendas (quantidade), conhecer toda a estrutura de custos da empresa (conforme visto em post anterior) + Despesas com Impostos e em seguida comparar com o valor pago pelo mercado.
Ex: Análise de Produto “X” com Giro de 200 unidades Ao mês.
Somar:
+ Custos Variáveis (unitário)
+ Rateio de Custos Fixos e outras despesas gerais (unitário);
+ Impostos (unitário)
+ Margem de Lucro o produto vendido (unitário)
= Preço do Prod/Serv/Merc a ser comercializado
*Esse “exercício de cálculo do preço do produto deve ser feito constantemente, ou seja, sempre que algum item desses acima variar “pra cima” ou “pra baixo”, devemos estar atentos aos preços.
Após a utilização dessa “equação” para encontrar o preço do seu produto, temos que fazer as seguintes análises:
1. Preço abaixo ou compatível com valor de mercado e margem de lucro satisfatória?
Manter esquema de custeio e margem, fortalecer o controle e medir o desempenho constantemente, já que em qualquer instante alguma das variáveis vistas acima podem mudar “para mais” ou “para menos”.
2. Preço acima do valor de mercado?
Conferir mais uma vez o resultado e constatado mesmo isso, ver se existe alguma maneira de mudar o processo (alguma das variáveis acima) para que seu preço fique compatível com o mercado, incluir um diferencial no produto que respalde o preço acima do mercado concorrente, caso as situações acima não sejam possíveis, o mais viável é o cancelamento de um produto, serviço ou mercadoria, pois esse produto específico está influenciando negativamente o resultado da empresa como um todo.
Outra análise que também deve ser ponderada pelo empresário é: Manter as vendas atuais com margem de lucro satisfatória X Reduzir margem de lucro para aumentar o volume de vendas. Essa análise depende essencialmente da demanda consumidora e capacidade produtiva de seu produto, nesse momento o empresário como maior conhecedor do seu negócio que dirá se o seu produto terá uma rotatividade maior (tão maior que compense) para utilização dessa estratégia.
Outros fatores subjetivos que devem ser levados em consideração são:
- Produto novo: Ao lançar um produto que ainda não existe no mercado, ele não terá mercado concorrente, sendo assim, não terá como comparar o preço de mercado. Poderá utilizar-se de duas estratégias: Maturação ou Penetração.
1- Preço mais alto (por ser novidade) sendo reduzido aos poucos até o satisfatório.
2- Preço baixo para atrair consumidores e em seguida ir aumentando até o satisfatório.
- Exclusividade de venda: Produto existente em outros mercados, mas no mercado local, você é exclusivo. Ex: Franquia MC Donald’s
- Diferencial/Qualidade: Fatores como qualidade no atendimento, qualidade dos produtos, forma de pagamento, dentre outros diferenciais, também devem ser levados em consideração na precificação do seu Produto, Serviço ou Mercadoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário