terça-feira, 17 de maio de 2011

Implantação de Software

               Tão importante quanto o plano de negócios, para dar respaldo em sua análise de viabilidade do empreendimento, é a escolha do software que te dará todo o controle técnico, administrativo e financeiro de suas atividades.
                É inconcebível que nos dias de hoje, algum empresário (por menor que seja) não tenha um software para acompanhamento de suas atividades, mas pasmem “pessoas”, isso ainda existe e não só com os pequenos empresários, empresas de até médio porte, ainda hoje, se submetem a administrar o seu negócio através do “achismo” e com a “fiel” caderneta, ou então até possuem um sistema, entretanto não sabem ou não querem utilizá-lo com todas as suas funcionalidades.
                Com a ausência de um software, ou por ter um programa, mas subutilizá-lo, o empresário perde vários controles que podem resultar num “gargalo” na sua empresa pela falta de acompanhamento em suas rotinas operacionais.
Exemplo de Controles Através de Software:
Contas a Receber (inadimplência, melhores clientes), Contas a Pagar (evitar juros/multa por atraso), Fluxo de caixa (projeção de liquidez), Formação de Custos (Auxílio para formar precificação de um produto), Inventário (controle de estoque, rotatividade de estoque), Imobilizado (controle de patrimônio), Rentabilidade (apuração gerencial de resultado – Lucro/Prejuízo), dentre outros controles administrativos.
                Pelo exposto acima, fica claro e evidente que um investimento em um sistema voltado ao seu tipo de negócio terá um custo muito menor do que as perdas gerenciais e financeiras provenientes de não possuir um software, ou seja, administrar “às escuras”.
                Existem vários softwares gratuitos na net, mas o suporte ou inexiste ou é bastante limitado. Aqui no RN indico (http://www.mrchip.com.br/) que possui softwares integrados e que podem ser customizados de acordo com a necessidade do cliente.

2 comentários:

  1. Constatação muito importante, toda empresa tem que ser organizada, e não minimamente gerenciável. Grande dica!

    ResponderExcluir
  2. É importante mostrar que 70% das pequenas e médias empresas vão a falência em apenas 5 anos, conforme dados do Sebrae, e como motivos para tal fato está relacionado com softwares ou que poderiam ser solucionados com os mesmos, representados por 3 dos 9 motivos principais na incidência. Em específico ações de controles de vendas/custos/recursos humanos, fluxo de caixa e análise de crédito embasam os principais fatores para o desfecho negativo de uma empresa. Portanto, uma implantação de um simples software dará perpetuidade aos negócios, e com certeza, é uma ótima dica para novos empresários e imprescindível!!

    ResponderExcluir